Carla Caputi anuncia ampliação do Centro Terapêutico Pedro Machado na festa de um ano

Música, ballet, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, refrigerante e um presente no primeiro aniversário do Centro Terapêutico Pedro Machado, comemorado nesta quarta-feira, 9. A prefeita Carla Caputi anunciou que o espaço será ampliado. A festa teve também a participação do vice-prefeito, Chico da Quixaba, da deputada estadual Carla Machado, da presidente da Câmara Municipal, Soninha Pereira, outros vereadores e secretários municipais.
“São projetos assim que dão sentido à nossa vida. É um projeto que muda, transforma vidas. E já está autorizada a ampliação do Centro”, adiantou a prefeita. “Todos juntos fazem essa Casa acontecer. São raros os municípios do estado que fazem o que São João da Barra faz”, complementou a deputada.
A estrutura conta com uma equipe multidisciplinar formada por seis psicólogos, oito psicopedagogos, três neuropsicopedagogos, oito fisioterapeutas, quatro fonoaudiólogos, dois psicomotricistas, dois nutricionistas, três assistentes sociais e duas neuropediatras. Inaugurado em 9 de abril de 2024, o Centro tem 405 usuários em atendimento. Mensalmente são feitos 2.600 atendimentos. No total são sete especialidades terapêuticas, 50 profissionais, sendo 32 terapeutas.
Coordenado pela neuropsicopedagoga Rosa Trindade, o Centro Terapêutico Pedro Machado é custeado pela Prefeitura no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Oposição Desafiante (TOD) e condições comórbidas.
O Centro vem mudando a realidade de muitas família como a do assistido Ângelo Paz Pinto. Os pais comemoram cada avanço dele no convívio em casa e na escola a partir de todos atendimentos recebidos.
“Ele faz várias terapias, praticamente todos os dias. Além do atendimento aqui no Centro, ele também faz a ecoterapia da Apae. Ele era uma criança com o comportamento muito difícil e uma sacada muito boa também que os profissionais do Centro tiveram foi de colocar as atividades do lado externo, implementando as brincadeiras que ele gosta. Então, isso foi muito bom. O avanço principal é que ele está mais calmo, mais tranquilo, mais obediente, aceita mais um não. É um avanço grande para pouco tempo. Eu falo que cada dia, é um passo”, comentou o pai Augusto Ferreira Pinto.
Ainda dentro das comemorações de um ano de fundação do Centro Terapêutico, foram ministradas palavras de fé pela vice-presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de São João da Barra, Penha Oliveira, pelo diácono Alex Caetano e pelo coordenador espiritualista da Casa de Pedro, Carlos Farias. A dupla Viviane e Felipe fez uma apresentação musical.